fbpx
CPJUR aprovou 90% de seus alunos no OAB!

Saiba como conciliar trabalho e estudo

Saiba como conciliar trabalho e estudo

Trabalha muito e precisa arrumar tempo para estudar? Ajudamos você na tarefa a fazer isso

Precisa conciliar trabalho e estudo mas tem encontrado dificuldade de fazer isso? Se você chegou até aqui, é porque realmente quer. Então, prometemos não te decepcionar.

Antes de qualquer coisa, você precisa ter disposição e dedicação. Até porque, trabalhar durante e dia e separar a noite para a leitura de livros não é pra qualquer um. Ter essas duas qualidades, então, te coloca no caminho certo para conseguir o que precisa.

Além delas, disciplina e organização também são outros importantíssimos elementos que precisam ser adotados por você.

Assim, o hábito de estudar não será algo desgastante. Até porque, provavelmente já estará cansado – mentalmente e fisicamente – das atividades do trabalho. Então, saber o que estudar e fazê-lo de maneira eficiente não deixará a atividade exaustiva.

Afinal, ninguém merece fazer algo com aquela sensação de obrigação, né?

O ato de estudar precisa ser saudável, caso contrário o conteúdo não fixará na sua cabeça e, consequentemente, seus objetivos podem não ser alcançados.

Mas, eu trabalho demais. Como vou conseguir ânimo e disposição para estudar?

Se você tem como meta ser aprovado na OAB ou em qualquer outro concurso público, precisa saber que de um jeito ou de outro, vai ter que estudar. Seja por conta própria ou fazendo um cursinho preparatório.

Então, quando o desânimo bater, lembre-se: você conquistará sua aprovação!

Não há motivação melhor. O cansaço pode te testar, mas o seu desejo de crescer profissionalmente precisa falar mais alto.

Depois que tudo passar, o árduo caminho será uma ótima lembrança de superação.

Quer conciliar trabalho e estudo? Organiza-se!

Depois da famigerada filosofada, vamos às dicas práticas!

Pra começar, faça uma lista de sua programação. Desde a hora de acordar até o tempo que passa trabalhando. Depois, separe os períodos de almoço/janta e, claro, de descanso, até porque ninguém é de ferro. Em seguida, faça o mesmo com as suas horas de sono durante a noite.

Assim, restou o tempo que, em teoria, você tem para estudar. O resultado foi de 3, 5 ou 8 horas? Ótimo, é com isso que você alcançará o seu objetivo.

Neste texto aqui falamos sobre otimização de tempo. Se eu fosse você daria uma olhadinha depois.

Mas, voltando…

Vamos supor que, desse tempo, 2h você passa no trajeto casa/trabalho. Então, sobra o prazo para estudar em casa – e você precisa fazer isso com o maior foco possível.

Existem algumas técnicas que auxiliam nisso e nós fizemos um texto sobre. Vale a pena conferir.

cpjur conciliar trabalho e estudo

Uma dica interessante é você gravar seu próprio áudio enquanto estuda. Além de te obrigar a falar em voz alta – o que comprovadamente ajuda a fixar o conteúdo na memória -, você poderá ouvir posteriormente.

Defina prioridades!

Já sabe quando, agora é hora de você saber o que estudar.

Para conciliar trabalho e estudo é preciso disciplina, lembra? Então, separe todo o conteúdo que você precisa ler e avalie do mais ao menos importante. Depois de feito o ranking, priorize as atividades de maior relevância.

Se encontrar dificuldades, talvez um mapa mental te ajude. Aprenda a fazer um.

Resumindo: é necessário definir prioridades. E isso vale para a vida social também.

Se queixa por não ter tanto tempo para estudar? Então aproveite os finais de semana para fazer isso. Eu sei que aquele convite para a festa na sexta à noite ou o futebol no fim da tarde são tentadores, mas tudo depende somente e exclusivamente de você! Não sabote-se!

Você precisa, sim, reservar um tempo para o lazer, convívio social e atividades esportivas. Nós até já falamos sobre isso neste texto aqui, mas tem de fazer isso com consciência.

cpjur conciliar trabalho e estudo

Aproveite todo o tempo que tiver!

Hoje em dia, é possível assistir e ouvir aulas ou ler conteúdos de estudo onde, como e quando quiser. Pra você que trabalha, é perfeito!

Todo tempo precisa ser aproveitado de maneira eficaz. Então, lembra das 2h que você passa nos caminhos de ida e volta do trabalho no ônibus ou no metrô, que usamos no exemplo lá em cima? Se você não estiver dirigindo, você pode:

  • assistir uma aula pelo celular, caso tenha algum curso online;
  • ver algumas dicas gratuitas no Youtube; no CPJUR TV, por exemplo, você encontra várias;
  • ouvir podcasts educacionais, alguma trilha de aula ou, como aconselhamos mais acima, o áudio gravado dos seus estudos particulares;
  • além de ler e-books pelo celular ou tablet.

Caso você volte dirigindo, pode aproveitar esse tempo também ao optar pelas opções de áudio.

Eu sei que vai ser chato ficar sem ouvir a sua música preferida, mas é só por um tempo e motivo bem válido.

Ah… e por falar em e-book, nós temos um sobre Dicas de Estudo que, com certeza, vai te interessar. É só preencher o formulário abaixo e você receberá o link de download no seu e-mail. É de graça!

Facebook Comments

2018-08-21T17:54:36+00:00