fbpx
CPJUR aprovou 90% de seus alunos no OAB!

Lançado edital da Polícia Civil: 1400 vagas para investigador e escrivão

Lançado edital da Polícia Civil: 1400 vagas para investigador e escrivão

Inscrições para o concurso começam no próximo dia 16; CPJUR prepara um curso voltado à sua preparação

CPJUR Lançado edital da Polícia Civil

Primeira prova está prevista para o dia 10 de junho

Os estudantes de concurso acordaram com uma boa notícia na manhã desta quinta-feira (5). Foi publicado, no diário oficial do Estado de São Paulo, o edital da Polícia Civil. Serão oferecidas 800 vagas para o cargo de escrivão e 600 para investigador.

As inscrições abrem no próximo dia 16 de abril e vão até 15 de maio de 2018. O processo deve ser feito no site da Vunesp, banca organizadora da prova. O valor da taxa de inscrição é de R$ 84,81.

A remuneração inicial para ambos os cargos é de R$ 3.743,98. No entanto, os valores podem sofrer alterações, pelo menos é o que afirmou Márcio França em entrevista ao UOL. Ele assume o Governo do Estado de São Paulo no lugar de Geraldo Alckmin, que deixa o cargo esta semana para concorrer à presidência.

Quem pode se inscrever?

Para poder concorrer a uma das vagas, tanto de escrivão quanto de investigador, o candidato deve possuir ensino superior completo em qualquer área, além de estar com o CPF regularizado e ter a Carteira de Habilitação Nacional (CNH) na categoria B.

Na data da posse, o candidato também deverá já ter completado 18 anos.

Como funciona a prova

O prova é dividida em cinco etapas. A primeira delas é a avaliação preambular, que está prevista para o dia 10 de junho. Composta por 100 questões de múltipla escolha, ela é em caráter eliminatório e classificatório.

Além de São Paulo (Capital e Grande São Paulo), as cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto e São José dos Campos também serão sede para a realização da prova.

Após o teste preambular, o candidato terá pelas frente outras quatro fases:

  • 2ª Prova escrita: eliminatório e classificatório;
  • 3ª Investigação social: somente eliminatório;
  • 4ª Prova oral: eliminatório e classificatório;
  • 5ª Prova de títulos: somente classificatório.

Após a classificação final, os aprovados ainda passarão por exames psicotécnicos.

O que fazem os profissionais da área?

O investigador de polícia é responsável por cumprir os despachos do Delegado de Polícia. É um profissional essencial para levantar dados e descobrir indícios de autoria e materialidade de delitos.

Ele atua quando o crime já ocorreu, realizando o trabalho de inteligência e investigação das evidências para solucionar atos ilícitos. Ele pode atuar em delegacias ou no Ministério Público com atividades de auxílio ao órgão.

Quanto ao escrivão, sua função é documentar e acompanhar o desenvolvimento de processos policiais. Ele materializa os atos de Polícia Judiciária definidos na esfera de sua competência funcional pelo Código de Processo Penal e por outras normas que regem essa atividade, inclusive técnicas e éticas.

Venha se preparar no CPJUR

Os interessados em ingressar nas carreiras de investigador e escrivão podem se preparar no Centro Preparatório Jurídico (CPJUR). Visando o concurso da Polícia Civil do Estado, a instituição de ensino prepara um curso especial para os candidatos. Mais informações em breve.

O corpo docente do CPJUR conta com professores mestres e doutores, além de delegados de polícia com larga experiência na área, como Carlos Miranda, Mário Garrido, Manoel Giordani e José Eduardo Fernandez.

Veja o edital anexado abaixo:

Receba nossa Newsletter

Quer receber os nossos melhores textos no seu e-mail? Um conteúdo específico para a sua área de interesse dentro do universo jurídico. Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa Newsletter.

Facebook Comments

2018-07-16T09:56:50+00:00
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com