fbpx
CPJUR aprovou 90% de seus alunos no OAB!

Concurso Delegado RJ: o peso de Medicina Legal na prova

Concurso Delegado RJ: o peso de Medicina Legal na prova

Concurso foi autorizado e edital deverá ser lançado em breve; CPJUR já se movimenta para realizar um curso voltado para a sua aprovação

Foi muito tempo de espera. Diariamente, o termo “concurso delegado rj” era buscado em sites de pesquisas. Até que, enfim, foi aprovada a realização do certame. Após cerca de cinco anos aguardando autorização, está confirmado que o concurso para Delegado de Polícia Civil do Rio de Janeiro acontecerá.

A informação foi divulgada por Márcio Garcia, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Sindpol/RJ).

O último havia acontecido em 2012 e ofereceu 100 vagas para o cargo. Para candidatar-se, o concurseiro precisa ser formado em Direito. A remuneração é de aproximadamente R$ 18 mil, incluindo o auxílio-alimentação, que passa de R$ 200,00.

A forte concorrência faz com que toda preparação por parte do candidato seja feita de forma eficaz.

cpjur concurso delegado rj

A importância de Medicina Legal no concurso

Entre as disciplinas exigidas na prova está Medicina Legal, que tem forte peso no concurso.

Médica, advogada e professora da matéria no Centro Preparatório Jurídico (CPJUR), Neusa Bittar tem larga experiência na área da saúde e de concursos públicos.

De acordo com ela, o certame valoriza de forma adequada, profunda e coerente a necessidade de conhecimentos da disciplina.

“Ao lidar com os crimes que deixam vestígios na vítima viva ou morta, que se acompanham de laudo pericial estabelecendo a causa médica da morte, caberá ao delegado interpretar esse relatório e interligá-lo ao conjunto probatório para chegar à causa jurídica do evento, embasando, assim, a conclusão do inquérito”, explica Bittar.

Para prestar o concurso, o candidato precisa, ao menos, ter formação em Direito. Ser da área da saúde não é uma exigência. Justamente por isso, muitos podem se preocupar ao ter que lidar com assuntos que não fazem parte do seu dia a dia.

“É possível conhecer e entender a disciplina, que é uma especialidade médica à serviço da justiça, desde que a linguagem seja acessível e os termos médicos sejam conceituados adequadamente. Para este concurso, não basta uma noção superficial da matéria, pois ela é pedida em todas as fases e o livro que serve de base é escrito por médicos”, conta.

O nível de exigência é grande. Justamente por isso, chegar ao posto de Delegado de Polícia Civil é algo tão cobiçado. Dedicação e disciplina nos estudos são requisitos básicos que o candidato deve cumprir na fase de preparação.

Então, o que estudar?

Neusa Bittar listou os temas que são cobrados na prova em relação à disciplina de Medicina Legal. Confira:

“Os assuntos mais pedidos dizem respeito à morte, com seus fenômenos cadavéricos e cronologia, além da caracterização da morte encefálica (tanatologia); ao trauma decorrente da ação exógena de diferentes energias, com ênfase nas lesões por projéteis de arma de fogo e nas asfixias mecânicas (traumatologia); aos vestígios deixados pelos crimes de estupro, aborto, infanticídio e caracterização dos desvios sexuais (sexologia). A psicopatologia forense, os limites e modificadores da imputabilidade, as toxicomanias e o alcoolismo também costumam ser abordados nos testes. Chamo a atenção para a caracterização dos maus-tratos a crianças, idosos e da violência doméstica”, destacou.

Concurso Delegado RJ: estude com o CPJUR!

A sua aprovação é a nossa grande meta. Por isso, com um corpo docente extremamente capacitado e de grande experiência na área, o CPJUR prepara um curso preparatório para o concurso Delegado RJ perfeito para você.

Preencha o formulário abaixo e receba novidades em seu e-mail.

O seu sonho também é o sonho do CPJUR.

Facebook Comments

2018-08-10T16:57:52+00:00