fbpx
CPJUR aprovou 90% de seus alunos no OAB!

Como controlar a ansiedade às vésperas da prova da OAB

Como controlar a ansiedade às vésperas da prova da OAB

Psicóloga explica sobre como manter a tranquilidade no momento da avaliação

Os estudantes de Direito escutam dos professores durante os cinco anos da graduação sobre a prova da OAB.

Para exercer profissões ligadas ao Direito como advogado, juiz ou promotor de justiça é obrigatório ter a certificação. A rotina exaustiva de estudos, o contexto geral da academia e a dupla jornada podem gerar uma série de transtornos, entre eles está a ansiedade.

De acordo com o Relatório Global da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em 2017, distúrbios relacionados à ansiedade afetam 18,6 milhões de brasileiros, cerca de 9,3% da população.

Os jovens universitários em São Paulo costumam estar mais suscetíveis a tais patologias, pois 29,6% dos paulistanos sofrem de algum distúrbio de ansiedade, de acordo com o relatório Megacity Mental Health Survey, da OMS.

Para entendermos mais sobre o assunto, entrevistamos a psicóloga Ingrid Martins, que contou sobre como a patologia costuma atingir os universitários.

O que é ansiedade? Quando ela deixar de ser um sentimento normal e passa para o limite de patológico?

A ansiedade é um tema muito presente hoje na nossa sociedade. Por ser um assunto tão em pauta, devemos tomar cuidado para não nos precipitarmos em conceitos e diagnósticos. É um sentimento de medo ou tensão, por algo que pode vir a acontecer.

Ela gera um desconforto justamente por isso, fora todas as questões relacionadas ao psicológico como o medo, preocupação, falta de atenção e também por sinais físicos, como dificuldade para dormir, dores de cabeça, entre outros.

Um ponto importante é que a ansiedade está presente em todos nós, porque ela é um sintoma que antecede algo novo.

Como um estudante deve se preparar em relação à ansiedade para a prova da OAB?

Quando voltamos nossa atenção para alguns tipos de profissão, como médicos e advogados, a pressão costuma dobrar, pois são carreiras tradicionais e exigem uma certificação para que o estudante possa exercer o que viu na teoria.

A prova da OAB já carrega um peso por si só. A melhor forma de preparação é relacionada a atividades simples, como um boa noite de sono, alimentação equilibrada e descanso.

As pessoas tendem a se concentrar totalmente aos estudos na véspera, o que alimenta mais esse medo e não ajuda. Um cronograma de estudos é bem vindo e a ideia é desacelerar no dia que antecede a prova.

[ Leia mais sobre métodos de estudos e cronograma aqui ]

CPJUR Ansiedade para Prova da OAB: homem feliz

Crédito: Brooke Cagle – Unsplash

Quais técnicas são eficazes para o controle da ansiedade?

Técnicas de respiração são muito interessantes em casos desse tipo, respirações profundas utilizando o diafragma são as ideais.

A técnica de visualização também pode ser utilizada. Nela, a pessoa imagina a situação que está afligindo, e quais são os passos e os resultados desejados.

Fora esse tipo de prática, existem alguns estudos relacionados à prática de yoga na diminuição da ansiedade.

Caso a ansiedade esteja fora do controle, o que o candidato deve fazer para melhorar a situação?

É importante que o candidato se atente ao grau de sua ansiedade, como dito anteriormente, todos nós temos algum grau desse sentimento, mas a partir do momento em que deixamos de fazer coisas do dia a dia devido a ele, e se torna constante em diversos tipos de situações, isso deixa de ser saudável.

Em situações como essa o indicado é buscar um profissional para que possa ajudar. A terapia auxilia o indivíduo a identificar o porquê dessas situações despertarem a ansiedade, por exemplo.

Acompanhe o blog do CPJUR e leia outras dicas sobre a prova da OAB.

Receba nossa Newsletter

Quer receber os nossos melhores textos no seu e-mail? Um conteúdo específico para a sua área de interesse dentro do universo jurídico. Preencha o formulário abaixo e inscreva-se em nossa Newsletter.

Facebook Comments

2018-07-16T09:57:20+00:00
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com