fbpx
CPJUR aprovou 90% de seus alunos no OAB!

3 documentários geniais sobre o universo das leis

3 documentários geniais sobre o universo das leis

Livros são necessários no dia a dia do concurseiro. Porém, há diversas outras formas de estudar e ao mesmo tempo se entreter.

Para os amantes do audiovisual e do formato documentário, o BLOG do CPJUR listou uma série de produções que se utilizam de fatos e situações reais que englobam o universo jurídico e das leis.

Ligue a TV, prepare a pipoca, dê o play e escolha qual te agrada mais e seja compatível com a sua área de atuação ou estudos.

Afinal, estudar de diferentes formas auxilia muito na absorção do conteúdo, certo? Além de suavizar a rotina pesada que todo concurseiro enfrenta na tão almejada aprovação. Documentários são ótimas alternativas!

Documentários do universo jurídico

#1 Amanda Knox

O documentário da Netflix conta a história de Amanda Knox, dirigido por Rod Blackhurst e Brian McGinn, em 2016.

A americana foi acusada de assassinar com 46 facadas a colega de quarto, a britânica Meredith Kercher, durante um intercâmbio de estudos em Perúgia, na Itália, em novembro de 2007.

O documentário acompanha o passo a passo do julgamento de Amanda e com diversas entrevistas e personagens, mostra como a mídia influencia diretamente nas sentenças de um tribunal, acompanhado do forte apelo popular.

Direito Internacional e os conflitos entre as diferentes leis dos EUA, Itália e Grã-Bretanha são apresentados ao espectador para que perceba como são complexos os crimes cometidos e o julgamento.

Hoje ativista e jornalista, a personagem principal do documentário, Amanda Knox, continua sendo uma personalidade complexa e cheia de mistérios. Afinal, ela é uma assassina?

#2 Os capacetes brancos

The White Helmets (Os capacetes brancos, em português), conta a história do grupo de voluntários que auxilia as vítimas da guerra civil na Síria.

Dirigido por Orlando von Einsiedel e produzido por Joanna Natasegara, em 2016, o trabalho venceu o prêmio de melhor documentário de curta-metragem no Oscar de 2017.

Como uma força humanitária que atua em prol da população, o documentário apresenta a importância dessas organizações, com cenas de tirar o fôlego.

O direito Internacional e Civil são os pontos de destaque para o universo jurídico, afinal, há cenas de inúmeros acontecimentos que violam as garantias básicas.

#3 O Prisioneiro da Grade de Ferro

O documentário O Prisioneiro da Grade de Ferro é uma obra brasileira, dirigida por Paulo Sacramento, em 2003.

A produção entra no Complexo Penitenciário do Carandiru, conhecido também como Casa de Detenção de São Paulo (antes da implosão parcial em 2002), imersa na ineficácia do sistema prisional brasileiro.

As cenas são fortes. Acontece um giro de 360 graus na realidade dos detentos, como religião, tráfico de drogas, alimentação, esporte, alojamentos e etc.

Os próprios prisioneiros realizam algumas filmagens, ou seja, o olhar dos próprios moradores do organismo vivo que era o Carandiru.

O Direito Penal é o arroz com feijão do documentário. Para os profissionais que atuam diretamente na área do Direito, o longa é uma obra referencial sobre o sistema carcerário brasileiro no início do século.

Gostou das sugestões dos documentários? Leia aqui 5 séries legais para os estudantes de Direito e O Mecanismo mostra ao público a rotina da Polícia Federal.  Aproveite e siga o CPJUR nas redes sociais e inscreva-se no nosso canal do Youtube.

Receba nossa Newsletter

Quer receber os nossos melhores textos no seu e-mail? Um conteúdo específico para a sua área de interesse dentro do universo jurídico. Preencha seu e-mail abaixo e inscreva-se em nossa Newsletter.

Facebook Comments

2018-08-08T18:37:01+00:00